Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Torta de Frango e Legumes

Nota prévia - apesar de eu ter avisado que era gulosa, muitas pessoas têm perguntado se eu como mesmo chocolate todos os dias. A verdade é que como. Raro é o dia que não como - normalmente ao pequeno almoço. Ao almoço e jantar faço refeições normais - juro que faço! Mas por vezes são tão básicas que não há propriamente uma receita que justifique partilhar aqui.



Quem me conhece sabe que as quintas-feiras são dias de treino às 19h30. Implica sair do trabalho, ir buscar a Mati, vir para casa adiantar jantares e almoços e sair para treinar. É dos dias mais difíceis em termos de horários, logo há que descomplicar! 

Abri o frigorífico:
- "hum, este frango assado já precisava de ser comido"
- "ui, olha estes brócolos a ficarem amarelinhos"
- "txiii, tenho queijo quark como se não houvesse amanhã e a data de validade está a aproximar-se"
- "hummm, tantos ovinhos caseiros que me ofereceram esta semana... e aquelas claras também já estão abertas há mais de 48 horas"

Isto tudo é a minha cabeça a pensar enquanto os olhos perscrutam as prateleiras do frigorífico. Nada se desperdiça cá em casa. E se for uma comida que dê para aproveitar para levar no dia seguinte na marmita é ouro sobre azul. 

Torta de Frango e legumes


                           

 Ingredientes:
- peito de frango assado desfiado (usei o que tinha)
- 5 ovos (usei 3 ovos e claras - tinha uma embalagem de claras aberta que precisava gastar)
- queijo quark (usei 120 gramas, mas pode ser colocado a gosto)
- brócolos e cenoura (era o que tinha a precisar mesmo ser gasto
- especiarias a gosto
- queijo para gratinar











Preparação:
Misturar os ovos com o quejo quark até obter uma mistura cremosa. Acrescentar o frango assado desfiado e misturar. Acrescentar a cenoura raspada (fininha para cozinhar melhor e mais rápido) e temperar a gosto. Colocar numa forma de silicone. Adicionar os brócolos. Cobrir com queijo para gratinar. Levar ao forno por 25 a 30 minutos - eu gosto dos legumes al dente.



Antes de ir ao forno
Uma fatia onde se vê bem o colorido da mistura dos legumes.


Bom apetite!

Joaninha Fit

2 comentários: