Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

sábado, 3 de outubro de 2015

Bolo de coco

Quem está, como eu, a tentar ter uma alimentação saudável, sabe que por vezes surge o desejo de comer um bolinho. Além disso, já vos disse que dá muito jeito ter bolos feitos para servirem como lanches durante a semana. Desta vez experimentei uma receita de bolo de coco.

O sabor é acentuado a coco, por isso, se não gostarem de coco, não será a melhor opção. Se, por outro lado, os cocos são os bolos que vos saltam a vista quanto entram numa pastelaria, experimentem! 

Aviso: para quem quer continuar a comer os cocos da pastelaria, força! Este bolo não é um substituto. Nem o pretende ser. A ideia não é substituir nada aqui! O sabor não vai ser igual e vão ficar desiludidos. A ideia é utilizar ingredientes saudáveis e ter uma opção boa e nutritiva. É bom, acreditem em mim (caso contrário não colocaria aqui), mas posso-vos dizer que o meu marido provou e disse: "é bom...posso comer bolachas?". 

Bolo de coco


Ingredientes:
3 ovos
1 chávena de leite de coco
1/3 de chávena de mel ou adoçante (usei stevia)
1/3 chávena de óleo de coco (derretido para medirem bem)
1 colher de chá de essência de baunilha
1+1/2 chávena de coco ralado
1/2 chávena de farinha de aveia
1 colher de sopa de farinha de coco

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Coloquei na bimby (quem não tiver pode usar um liquidificador ou semelhante) os ovos, o leite de coco o óleo de coco, o mel (ou adoçante) e a essência de baunilha. Coloquei  a bater numa velocidade baixa - 3 minutos/vel 3 -  e uns segundos depois acrescentei a farinha de aveia seguida da farinha de coco e por fim o coco ralado. Para uniformizar a massa bati 1 minuto/vel espiga.
Coloquei a massa numa forma de silicone e ficou assim: 


Levei ao forno por 40 minutos. Retirei da forma e deixei arrefecer na grelha. 


Fica baixinho por não ter farinha de trigo nem fermento.

Bom apetite!

Joaninha Fit


Sem comentários:

Enviar um comentário