Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Papas de aveia à preguiçosa

Muitas pessoas têm questionado sobre as papas de aveia à preguiçosa. Ora bem, eu já me assumi como preguiçosa na cozinha. A preparação tem de ser fácil e rápida porque com uma bebé o tempo acaba por ser contado. De manhã então, nem se fala! Quem vai acompanhando os meus pequenos almoços sabe que gosto de elaborar, mas por vezes não me apetece ou não há tempo e regresso às bases.

Quase toda a gente já ouviu falar nas papas de aveia. Pequeno almoço saudável, equilibrado e muito saboroso - especialmente quentinhas nos dias mais frios. O meu marido diz que "cheiram a Natal" - o que é um elogio pois ambos adoramos essa época festiva!

Por norma fazemos as papas de aveia num tacho. Colocamos leite ou outra opção, a aveia, uma casca de limão e cozem lentamente mexendo sempre. Pois, mas isso demora e suja um tacho logo de manhã!

E se pudessemos poupar tempo e loiça? 

Papas de aveia à preguiçosa


Papas mais consistentes com canela e nozes

Papas mais líquidas com bebida de amêndoa e nozes

Papas de aveia a acompanhar uma panqueca de claras

























Ingredientes (para uma dose):
150ml Leite - eu uso bebida vegetal - ou água
3 ou 4 colheres de aveia (depende se querem mais líquidas ou mais grossas)
Canela a gosto
Adoçante a gosto (se precisarem)
Os extras que quiserem

Preparação
Colocar num tupperware alto (isto é mesmo importante porque elas crescem muito com o tempo e se for baixo saem por fora) o leite ou bebida vegetal e a aveia. Adoçar a gosto e adicionar a canela. Misturar e colocar no micro-ondas um minuto e meio. Retirar, misturar novamemte e colocar mais um minuto. 

Se forem muito preguiçosos como eu - ou distraidos- vou preparando a fruta ou as marmitas e só me lembro delas quando o micro-ondas avisa que terminou o tempo - ou seja, não paro a meio para as mexer. Depois coloco numa taça e coloco o que quiser - aprendi que me ajuda a sentir saciada se aidiconar algo uma textura ou para mastigar - sementes de chia, de sésamo, nozes, amêndoas, avelãs. Um dia experimentem juntar uma colher de café de cacau em pó ou de café solúvel. O sabor é logo diferente! Usem a vossa imaginação!

Se ficam tão saborosas e cremosas como as feitas no tacho? Claro que não! Mas é mais rápido e prático para quem tem tempo contado!

Bom apetite!

Joaninha Fit

Sem comentários:

Enviar um comentário