Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Como manter o foco #1 definir o objetivo

O feedback que tenho recebido por parte da meia dúzia de pessoas que lê o blog tem sido muito positivo. Algumas dizem que as motivo e perguntam-me como consigo ser tão determinada. Não há segredos - juro que não! O meu foco é simples: tenho um objetivo bem definido!


O meu objetivo era (sim, já posso falar no passado) alcançar o peso pré-gravidez. Esse objetivo entretanto foi alcançado e surgiu um novo - o peso pré-casamento! Entretanto percebi que o peso é só um número numa balança e revela muito pouco. O que eu tenho ganho com este processo é claramente superior ao peso perdido. É a auto-estima que melhora, o relacionamento interpessoal valorizado, as roupas que assentam melhor (e comprar novas claro! hihi), é olhar ao espelho e sentir-me confortável (e isso é tão relativo para cada um de nós!) Claro que ajuda (e muito) ter um objetivo específico e mensurável. mensu-quê?



Já explico!

O objetivo que definem deve ser o mais específico possível- ou seja - não adianta pensar "o meu objetivo é perder peso" ou "o meu objetivo é melhorar a minha alimentação" ou ainda "quero emagrecer" - ora se não definirem em concreto o que pretendem, como saberão que lá chegaram quando lá chegarem? E como sabem que estarão no caminho certo e não em algum atalho? Afinal o que é o lá? Mensurável significa que o quantificaram - que sabem exactamente onde querem chegar!


"ter menos X peso " é um objetivo bem mensurável. "treinar X vezes por semana" também. "comer X porções de fruta / legumes por dia" também.



Depois temos outra questão - o tempo! Quando é que querem lá chegar? Parece que já vos estou a ouvir... "quando?como assim, quando? ontem!" Calma, a ideia é definirem um prazo (realista, sim?) para ter esse objetivo cumprido. Pode ser o final do ano, o Natal, o vosso aniversário, uma data especial para vocês ou um dia qualquer no calendário - desde que o assumam como a meta!



Exemplos:

"quero ter menos X kg até ao dia 31 de Dezembro de 2015" / "Quero manter 3 treinos por semana até ao Natal". Assim podem ir monitorizando e, com o aproximar da data vão reajustando o que precisam fazer para alcançar o objetivo!


A partir daqui é só seguir em frente e escrever o vosso objetivo num local bem visível. Não adianta olhar para trás, não é para lá que vão regressar. Olhem para a frente e para o que querem alcançar. Seja o que for, lutem por ele!



Joaninha Fit

Sem comentários:

Enviar um comentário