Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Balanço de 10 dias de whole30!

Passaram já 10 dias sobre o início do whole30! e já conclui 1/3 do percurso. Assim, pensei fazer uma pequena reflexão em jeito de balanço intermédio.

O que me tem custado mais:

- não adoçar (com adoçante como stevia) o café de manhã e o café a meio da manhã ou após o almoço - dizem que nos habituamos, pois eu ainda não me habituei. A continuar assim, quando terminarem os 30 dias retomo o hábito de adoçar o café.

- não me pesar - eu pesava-me todos os dias antes do programa. Agora, já não me peso desde o início - dia 02 de Janeiro e só me voltarei a pesar no dia 01 ou 02 de Fevereiro. Sei que a balança é um indicador menor do resultado deste processo, mas ajudava-me a controlar a ansiedade e a saber se estava no caminho certo.

- não comer queijo - custa-me mais (e esta é uma das grandes surpresas!!) do que não comer chocolate! Quantas vezes dou por mim a desejar uma fatia de queijo com nozes e tâmaras ou então colocar queijo ralado em algumas comidas.

O que me tem surpreendido:

- não sentir falta do chocolate! estou profundamente chocada por dizer isto! Nos primeiros 3/4 dias ainda me apetecia - vinha da época de festas de Natal onde o chocolate é rei... e vocês sabem, os meus pequenos almoços tinham quase sempre chocolate!
- não sentir falta da granola, iogurte, aveia, doces e pães e panquecas que eu fazia, ou seja, alimentos que eu considerava fundamentais e que, se calhar, não são assim tanto! Nos primeiros dias ainda pensava muito neles, mas foram perdendo destaque!
- a facilidade com que me habituei a pequenos-almoços tão diferentes, tão completos e tão saciantes. Já comi brócolos ao pequeno-almoço e gostei!!!
- Ir a uma festa de anos e não ter pensado uma única vez em comida, nem na privação que iria ter de fazer para não comer isto ou aquilo. Alias, se me perguntarem o que tinha nas mesas eu não faço ideia pois nem me aproximei delas... e não foi sacrifício nenhum!
-perceber que, de facto, andava a comer demais - mesmo comendo saudável e comida de verdade e alimentos não processados, o total de alimentos ao final do dia era mais e tinha mais vezes sensação de fome. Essa sensação ao longo do dia desapareceu. Às vezes tenho vontade de comer, mas não é fome, é vontade de comer! e estou a aprender a distinguir as duas!

Para já este é o meu balanço. Vamos ver como correm os próximos 10 dias e já vos poderei dizer mais alguma coisa!

e vocês? Estão a seguir o whole30? Quando fazem o vosso?


Joaninha Fit

1 comentário:

  1. Parabéns Joaninha!! Certamente a balança vai ser generosa e a motivação vai ser cada vez maior.

    ResponderEliminar