Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Café turbinado ou bulletproof coffee

Este post pretende explicar o que é o café turbinado e porque o tomo todas as manhãs. Dave Asprey, o criador, pretendia encontrar um produto simples, capaz de melhorar as competências das pessoas. A bebida criada por ele rapidamente se espalhou pelo mundo e é utilizada por muitos como substituição do pequeno-almoço. Eu, que acordo sempre cheia de fome, uso como complemento. Já gostava de beber café de manhã, pelo que só fiz pequenas alterações. Quem toma diz sentir mais energia, melhores capacidades de concentração, maior sensação de saciedade durante a manhã e, essencialmente, diminuição de peso.



Ingredientes
Café
Uma colher de óleo de coco e uma de manteiga (eu só uso o óleo de coco)
Canela em pó ou cacau em pó (eu só uso canela porque gosto muito do sabor)
(nota: há muitas variações do café turbinado. Experimentem a que mais gostarem)

Preparação
É só bater tudo – nota: que o café esteja bem quente para ajudar a dissolver a gordura - com um misturador – eu comprei este do IKEA, mas também já vi à venda nas lojas TIGER e acredito que haja noutros locais. Misturado com isto fica uma boa espuma cremosa – azedo que dói, no início, mas já me habituei ao sabor!

 



Mas resulta mesmo?
Segundo o autor, resulta não pela bebida em si, mas sim pelo processo de adaptação do organismo para usar óleo e proteína como fontes de saciedade (em vez dos açúcares).Teoricamente induzimos um estado de cetose - que é o que acontece quando o nosso copo começa a usar a gordura (no caso, a manteiga ou o óleo de coco) para produzir energia, em vez de usar a glicose – tenho vários livros / artigo científicos que vos posso indicar para sustentar esta teoria, se quiserem.

Para alguns autores, este café não passa de uma bomba calórica que corta o jejum noturno. Se ajuda a emagrecer ou vos vai fazer engordar, cada um poderá experimentar e tirar as suas próprias conclusões. Mas se retirar o apetite durante a manhã e nos impedir de assaltar as bolachas ou ir ao café comer um bolinho, para mim já resulta!


Joaninha Fit

2 comentários:

  1. Oi Joaninha, é uma colher de quê? De sobremesa? eu costumo colocar uma de café é pouco? Beijoca e obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina! É suposto ser ao nosso gosto... idealmente uma colher de SOPA :D eu coloco uma colher de sobremesa bem cheia (no inverno o óleo de coco fica duro por isso acaba por termais do que isso - se for derretido podes colocar de sopa mesmo!) Beijnhos

      Eliminar