Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Rotina e arroz de couve flor

A minha rotina é ausência de rotina. Nenhum dia é igual ao outro.

Se, na maioria das vezes, isso é muito bom, noutras é só o caos instalado:
sair do trabalho às 17h, ir buscar a baby, chegar a casa e lanchar (ainda bem que tinha bolachinhas de coco e chocolate à minha espera), preparar o nosso jantar, adiantar as marmitas de amanhã, dar banho à baby, preparar o jantar dela, sair para treinar - hoje foi aula de cycle - cheia de dores e câimbras, mas aguentei até ao fim - chegar a casa a tempo de ajudar a deitar, jantar, vir escrever no blog.

Muitas pessoas partilham comigo que não têm tempo... de ir treinar...de preparar um jantar saudável... de preparar marmitas para levar. Comigo resulta a organização e as refeições rápidas. Calma, não estou a falar de fast food!

O jantar de hoje foi fácil, fácil. Frango assado no forno com arroz normal para a mati e o marido e arroz de couve flor para mim. Tudo feito ao mesmo tempo (e com a pipoca ao colinho!). Faço comida a mais para sobrar para as marmitas de outro dia da semana - estas já são para 5ª ao almoço!

Arroz de couve flor

Ingredientes:
Couve-flor
Azeite
Cebola
Especiarias (alho e ervas aromáticas) e sal a gosto
salsa picada para finalizar

Preparação:
Partir a couve-flor aos raminhos. Lavar. Cozer a vapor (fortemente recomendável). Se cozerem numa panela, devem secar bem a água depois da cozedura, caso contrário ficará mole e não muito apetecível. Cozer a vapor tem muitas vantagens - mantendo a textura do alimento e as suas propriedades. Utilizei a bimby - 0.5 l de água no copo. Couve-flor partida na varoma -20minutos/varoma/vel 1.. 


Depois de pronto basta retirar a água do copo, colocar a couve-flor e triturar até ficar parecido com grãos de arroz. 5s/vel. 5 (por exemplo, ou usar outro processador de alimentos).

Em seguida é só colocar um pouco de cebola e azeite num tacho e deixar aquecer um pouco (não em demasia para não sujeitar o azeite a altas temperaturas). Colocar a couve-flor e saltear um pouco. Temperar a gosto. Finalizar com salsa picada.

esta foi a minha versão. Enquanto a couve-flor cozia, preparei o frango e coloquei no forno - demora bem 60m a assar e fica "descansadinho" sem chatear ninguém até estar pronto - e fiz arroz "normal" para eles. Não há desculpas para quando o resto da família não tem a mesma alimentação - há sempre alternativas!

Bom apetite!

Joaninha Fit

Sem comentários:

Enviar um comentário