Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A minha alimentação

Bem, isto de partilhar receitas é muito giro, mas baseio-me em quê? Afinal que alimentação é que eu faço? Quais as orientações que sigo? Isso é mesmo saudável?

Como já disse, mudei a minha alimentação depois de ter lido e pesquisado muito. Não queria que se agarrassem ao rótulo, mas a minha mudança foi inspirada pela dieta paleolítica. Dieta quê? Paleolítica! 
imagem daqui: http://www.alinedeandrade.com.br/wp-content/uploads/2015/05/dieta-paleolitica.png

Vamos por partes! Primeiro não gosto da palavra "dieta" porque, apesar de se o conceito original referir ao conjunto de alimentos ingeridos - provém do grego, e significa "modo de vida" - neste momento está demasiado associado à ideia de "fazer dieta" ou restrições alimentares. Posto isto não falo muito em dieta, mas em alimentação. Ainda há dias comentavam no meu instragram que pensavam que não fosse possível cheirar bacon, quanto mais comer, para quem está de dieta. E a minha resposta foi simples - eu não faço dieta, eu tenho uma alimentação saudável!

Se pensarem em quão libertador pode ser este novo conceito vão surpreender-se! O que posso comer? Tudo o que eu quiser! O que quero comer? O que for o mais saudável possível. Aí reside a diferença.

O que é a alimentação paleolítica?
A alimentação paleolítica tenta, de certa forma, replicar a alimentação que os nossos antepassados tinham. E a explicação é bastante simples - os nossos antepassados não engordavam da forma como nós temos vindo a engordar e também não tinha disponíveis uma série de alimentos que nós temos, dada a produção agrícola em massa e a industrialização da produção alimentar. 

Então, o que comes?
Como é que sabes qual era a alimentação do tempo dos paleolíticos? Não sei. Mas desconfio que não comiam bolachas, batatas fritas de pacote e chocolates!
Não sou fundamentalista e fui sempre adaptando a alimentação paleolítica ao meu estilo de vida e aos resultados que eu queria - que era ter menos peso. Assim, pode-se dizer que sigo algumas regras muito simples:

1 - Comida a sério - não de pacotes! De preferência nada industrializado. Podemos encontrar aquele alimento na natureza? Se sim, então, provavelmente, é comida a sério! O alimento tem rótulos com ingredientes que eu desconheço ou nunca ouvi falar? Então não é comida a sério!

2 - Ingerir à vontade VEGETAIS- preferencialmente orgânicos e biológicos (sim, aqueles com bichinhos e sem os pesticidas).

3 - Comer CARNE (preferencialmente alimentado a pasto), PEIXE (evitar aquacultura) e OVOS- não retirando a gordura natural dos mesmos.

4 - Evitar: grãos e seus derivados: trigo, milho, cevada;

5 - Ingerir nozes e sementes;

6 - LACTICÍNIOS: Retirei o leite e substitui por bebidas vegetais de amêndoa, coco ou aveia (leite de soja não)

7 - GORDURAS- usar azeite ou, preferencialmente, olélo de coco.

8 - FARINHAS: usar de aveia ou amêndoa ou coco ou linhaça

9 - DOCES:  chocolate negro - com maior concentração possível - acima dos 70%.

11 - Adoçantes: mel ou stevia

Para ler mais: http://paleo-descomplicado.webnode.pt/news/resumo-alimentacao-paleo-orientacao-descomplicada/



Ao seguir a alimentação paleo (diminuitivo de paleolitca) o ajuste de peso vai surgir naturalmente. Como, no meu caso, tenho um objetivo de perda de peso optei por uma linha ligeiramente diferente que é a alimentação paleo low-carb (ou baixa em hidratos de carbono), mas isso dá outro post que este já vai longo!

Joaninha fit

Sem comentários:

Enviar um comentário