Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Overnigth Oats ou o pequeno almoço mais rápido de sempre

As overnigth oats estão definitivamente na moda! Este não foi o meu pequeno almoço (hoje fiz o pão de aveia) mas podia ter sido!Faço-o mais vezes no verão pois fica fresquinho. De inverno tendo a preferir a versão das papas de aveia mais quentinhas. De qualquer das formas a vantagem é que são um pequeno almoço nutritivo, saboroso, rápido e fácil! Já disse que são deliciosas? 

Já tinha partilhado no instagram que eram uma boa opção para quem não tem tempo para preparar o pequeno almoço pela manhã, mas ainda não tinha falado delas por aqui! Por isso, vamos por partes:


1 - O que são?
A tradução nunca seria muito fiel ao conceito - que é ter flocos de aveia a "cozer" durante a noite no frigorífico. 

2 - Qual a receita?
Não há propriamente uma receita fixa. Já o Jaimie Olivier falava neste conceito e a parte boa é que podemos adaptar aos sabores que mais gostamos ou ao que temos em casa no momento. 

3 - Mas como é que se faz?
As overnigth oats têm de ser feitas com umas horas de antecedência para dar tempo ao processo de "cozedura" da aveia funcione. Por norma, faço no dia anterior à noite - enquanto o meu marido fica a tratar da loiça do jantar - para guardar no frigorífico até ao pequeno almoço do dia seguinte! A ideia é juntar num frasco de vidro que possa ser fechado hermeticamente a aveia+um liquido (leite ou bebida vegetal) ou iogurte+fruta.

Receita (que não é receita,é conceito):

Ingredientes:
3 colheres de sopa de aveia
3 colheres de sopa de iogurte grego
fruta a gosto - usei mamão (preferencialmente fruta que não oxide com facilidade - caso prefiram outras frutas podem descascar e acrescentar só de manhã)
canela a gosto
sementes a gosto


Preparação:
Dispor num frasco o iogurte. Adicionar a aveia, canela e sementes de chia (por exemplo) e envolver. Colocar por cima a fruta - neste caso o mamão - e terminei com mais canela e sementes de sésamo. Fechar o frasco e colocar no frigorífico até ao dia seguinte. De manhã é só abrir e degustar! 

Sugestões: podem adicionar diferentes frutas ou frutos secos. Eu acho que a fruta é suficiente para adoçar o processo, mas podem adicionar mel ou outro tipo de adoçante para uma versão mais docinha. 

Bom apetite!

Joaninha Fit




Sem comentários:

Enviar um comentário