Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Foco#4 no objetivo

Uma das coisas que já vos disse que ajuda (e muito!) a manter o foco é a PREPARAÇÃO! Se sei que vou comer fora de casa (e almoço todos os dias fora de casa porque trabalho longe e levo marmita), tenho de levar o que vou comer comigo! Além disso, tenho também de preparar marmitas para o meu marido- que também leva o almoço de casa. Por isso, outra coisa a que também me dedico no fim-de-semana (domingo à noite, por norma) é planear a minha semana!

Tenho este quadro (comprei na TIGER - passa a publicidade gratuita) no meu frigorífico. Parece uma folha de papel, é magnética e posso escrever (com uma caneta apropriada) e apagar sempre que desejo.


Programo os meus PA (pequenos almoços) para ir variando/ o meu almoço e o do meu marido - que podem ser diferentes/ o nosso jantar e o da Mati (que tento que seja o mesmo que o nosso, mas pode não ser - por exemplo, ela adora farinha de pau e nós não comemos) / e acrescento a informação se vou ou não treinar nesse dia.


Os pequenos almoços são os que sofrem mais alterações consoante o tempo que tenho de manhã - que varia muito conforme a hora de acordar da bebé -  e a noite (se for mal dormida, já sei que me apetece "gordice").

Ter este plano ajuda-me a intercalar refeições para não comermos sempre a mesma coisa e alterar proteínas. Ajuda-me também a definir as compras no próximo fim-de-semana mediante o que gastei e o que vou precisar de comprar.

Definir os dias que vou treinar ajuda-me no compromisso que falei ontem, ajuda-me a não faltar aos treinos e também me ajuda a planear os jantares. Em dias de treino, por exemplo, não posso ter jantares muito elaborados porque o tempo é reduzido - peixe/carne grelhados com legumes / quiches / pizza/ comida de forno (em que o forno quase cozinha por nós). Nos dias em que não treino, opto por cozinhar algo mais completo e numa quantidade superior que permita sobrar para levarmos marmitas no dia seguinte. Nos dias de treino também não consigo, por norma, fazer sopa para a Mati pelo que tenho de fazer no dia anterior. Se tiver dois dias de treino seguido e tiver de fazer sopa faço depois de a deitar, por exemplo. 

A preparação e planeamento ajudam (e de que maneira!) a manter o foco e a não ir por caminhos que não nos levam ao que queremos!

Todos os dias eu sou confrontada com situações em que tenho de fazer escolhas: comer isto ou aquilo / ir ou não treinar. Tenho perfeita consciência de quais as escolhas que me levam ao caminho que me levar ao resultado que eu quero e quais as escolhas que me afastam desse caminho. Eu é que decido que escolha quero fazer naquele dia.

Façam as vossas (boas) escolhas!

Joaninha Fit


Sem comentários:

Enviar um comentário