Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Empadão de couve-flor

Para quem acha que tenho andado mais desaparecida, aqui vai uma justificação: tenho andado a ser feliz! hihi

A verdade é que no corre-corre do dia-a-dia tenho optado por receitas bem simples e básicas que acabam por não justificar (na minha opinião), um post inteiro dedicado a elas. Mas tenho aí um post no forno, pronto a ser servido que mais dia menos ia virá aqui parar.

Entretanto vamos ao prato de hoje: empadão!

A ideia era fazer um prato saboroso, delicioso, reconfortante e FIT para um pós treino que eu sabia que iria ser difícil. Já sabem que em dias de treino prefiro comidinhas básicas que se cozinhem por elas mesmas no forno. Está é uma alternativa ao comum empadão com puré de batata substituindo a mesma por couve-flor!

Empadão de couve-flor

Ingredientes:
1 couve-flor grande ou duas médias
500ml de água
Sal, noz moscada, alho e ervas aromáticas a gosto
Queijo a gosto
Carne picada (já tinha preparado e estava congelada - quando faço carne picada faço sempre a mais para dias como este)

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180º.
Lavar e cortar a couve-flor em raminhos. Cozer a vapor por 15 a 20 minutos. (eu sei a bimby, colocando a couve flor na varoma e colocando 500ml de água no copo e programar 15/varoma/vel 1).
Se cozerem a couve-flor em água, devem depois colocar num pano e escorrer muito bem a água, caso contrário ficará um puré demasiado liquido!

Temperar a gosto com sal, noz moscada, alho e ervas aromáticas. Triturar com a varinha mágica ou liquidificador ou processador de alimentos ou na bimby ou equivalente.
 Dispor num recipiente de ir ao forno uma camada do puré.
 Intercalar com uma camada de carne picada (com pouco molho, preferencialmente)
 Colocar mais uma camada de puré e polvilhar com queijo ralado.
 Levar ao forno a 180º por 15 minutos ou até o queijo derreter!

Sugestão: acompanhar com salada de alface, tomate e azeitonas.


Bom apetite!

Joaninha Fit!

Sem comentários:

Enviar um comentário