Uma joaninha muito bem acompanhada em busca de uma vida mais saudável na cozinha e no ginásio.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

então e os treinos?

Pois é, isto do whole 30 tem corrido muito bem, sim senhor, mas então e os treinos? Já me perguntaram se parei com o ginásio. Pois não, não parei! 

Uma das minhas resoluções de ano novo foi:
"manter treinos 3 vezes por semana ao longo de todo ano de 2016 - se falhar um treino numa semana compensar com treino extra na semana seguinte"

Até agora cumpri escrupulosamente a minha resolução - todas as semanas contaram com 3 treinos! E posso-vos dizer que não tem sido nada fácil. Já tive a pipoca doente, já estive eu doente, já houve semanas de mais trabalho e houve dia de MUITA preguiça! o mais importante é ter conseguido manter - mesmo que tenha implicado ir a aulas que nunca tinha ido ou ir em horários em que nunca tinha ido (tipo ir ao sábado ao meio dia fazer cycling).

Ando mesmo focada e queria mesmo levar isto tudo certinho!

so far, so good!

Joaninha Fit





Whole 30! Dia#21 Dia#22 Dia#23 Dia#24

Por aqui continuamos no whole30! Já estou na recta final e, sinceramente, não tem custado nada! Os primeiros dias foram complicados, confesso, mas agora estou de tal forma habituada a este estilo que penso que poderia segui-lo para sempre!



Sábado à noite - dedicimos ir jantar fora e aproveitar para ir ao cinema. O maridão optou por uma francesinha - eu optei pela wook to walk - base de legumes + camarão (proteína) e (pouco) molho saigon (alho e pimenta).
Domingo - almoço na mãe - o pedaço de carne que vêm no prato foi reptido e o resultado foi chegar ao jantar sem fome. Não jantei e fiz o que já vos disse anteriormente - só tomei pequeno almoço no dia seguinte! Conseguem perceber porque é que eu ADORO os pequenos almoços e são a minha refeição preferida do dia?

Houve jantar, sim - dourada no forno com brócolos (eu como mesmo muitos brócolos, mas é porque adoro mesmo!!) - mas uma vez mais o sono da menina impediu de tirar uma fotografia atempadamente - quando me lembrei já ia a meio e o prato não estava muito apresentável para fotografar!

Joaninha Fit

Whole 30! Dia#17 Dia#18 Dia#19 Dia#20

Mais uma atualização das refeições whole30!

Uma vez mais, as refeições mantém-se muito básicas sendo que pelas fotografias facilmente se percebe o que é. No whole30 a comida é assim mesmo, simples, natural, a sério e sem grandes processamentos.


Houve jantar, mas não houve foto - dia daqueles com birra de sono da menina a impedir o tempo para registar! Peixe grelhado com legumes cozidos!
Almoço - no trabalho - esqueci-me de tirar fotografia! Mas foi salmão grelhado com brócolos (pois claro!) 

E passaram assim 20 dias! Ficam a faltar os últimas 10 dias para cumprir um dos programas mais desafiantes que segui até hoje.

Joaninha Fit

Whole 30! Dia#14 Dia#15 Dia#16

Mais uma ronda de dias do whole30 para partilhar convosco - vou colocando sempre no instagram e facebook diariamente!

Os pequenos almoços são mesmo a minha refeição preferida do dia! Primeiro porque acordo sempre cheia de fome, depois porque agora me habituei a cozinhar de manhã (ajuda muito a pipoca andar numa fase em que acorda as 6h15 a achar que já é dia - dá-me mais tempo de manhã) e agora faço para mim e para o maridão que se rendeu às evidências!


Dia#16 - só pequeno almoço!


O almoço foi cozido à portuguesa e não houve jantar!
Aos domingos acontece regularmente o almoço ser tardio e muito completo, pelo que não tenho fome para jantar. Faço o chamado Jejum intermitente - que dura até ao pequeno-almoço do dia seguinte!

Joaninha Fit

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Whole 30! Dia#11 Dia#12 Dia#13

Actualização das refeições do whole30!





Os pequenos almoços continuam a ser a minha refeição preferida do dia!
Tento variar ao máximo as proteínas, se almoço carne, tento jantar peixe, ou ao contrário.
Prometo que vos deixo a receita dos muffins do pequeno almoço do dia 11 que são deliciosos!

Joaninha Fit

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Balanço de 10 dias de whole30!

Passaram já 10 dias sobre o início do whole30! e já conclui 1/3 do percurso. Assim, pensei fazer uma pequena reflexão em jeito de balanço intermédio.

O que me tem custado mais:

- não adoçar (com adoçante como stevia) o café de manhã e o café a meio da manhã ou após o almoço - dizem que nos habituamos, pois eu ainda não me habituei. A continuar assim, quando terminarem os 30 dias retomo o hábito de adoçar o café.

- não me pesar - eu pesava-me todos os dias antes do programa. Agora, já não me peso desde o início - dia 02 de Janeiro e só me voltarei a pesar no dia 01 ou 02 de Fevereiro. Sei que a balança é um indicador menor do resultado deste processo, mas ajudava-me a controlar a ansiedade e a saber se estava no caminho certo.

- não comer queijo - custa-me mais (e esta é uma das grandes surpresas!!) do que não comer chocolate! Quantas vezes dou por mim a desejar uma fatia de queijo com nozes e tâmaras ou então colocar queijo ralado em algumas comidas.

O que me tem surpreendido:

- não sentir falta do chocolate! estou profundamente chocada por dizer isto! Nos primeiros 3/4 dias ainda me apetecia - vinha da época de festas de Natal onde o chocolate é rei... e vocês sabem, os meus pequenos almoços tinham quase sempre chocolate!
- não sentir falta da granola, iogurte, aveia, doces e pães e panquecas que eu fazia, ou seja, alimentos que eu considerava fundamentais e que, se calhar, não são assim tanto! Nos primeiros dias ainda pensava muito neles, mas foram perdendo destaque!
- a facilidade com que me habituei a pequenos-almoços tão diferentes, tão completos e tão saciantes. Já comi brócolos ao pequeno-almoço e gostei!!!
- Ir a uma festa de anos e não ter pensado uma única vez em comida, nem na privação que iria ter de fazer para não comer isto ou aquilo. Alias, se me perguntarem o que tinha nas mesas eu não faço ideia pois nem me aproximei delas... e não foi sacrifício nenhum!
-perceber que, de facto, andava a comer demais - mesmo comendo saudável e comida de verdade e alimentos não processados, o total de alimentos ao final do dia era mais e tinha mais vezes sensação de fome. Essa sensação ao longo do dia desapareceu. Às vezes tenho vontade de comer, mas não é fome, é vontade de comer! e estou a aprender a distinguir as duas!

Para já este é o meu balanço. Vamos ver como correm os próximos 10 dias e já vos poderei dizer mais alguma coisa!

e vocês? Estão a seguir o whole30? Quando fazem o vosso?


Joaninha Fit

Whole 30! Dia#10

Como já devem ter percebido, o Whole30 não dá muita margem para receitinhas para partilhar convosco. Comida a sério, comida de verdade, comida não processada não é dificil de preparar nem de inventar, é o que é. Se é bacalhau é bacalhau, se é carne é carne, se é salada é salada. As descrições bastam para terem noção do que eu como!
Vamos a mais um dia?

Pequeno-almoço do dia#10:


Claras com canela + salmão fumado + morangos + café com óleo de coco e canela

Almoço do dia#10

 Peru assado com legumes cozidos

Jantar do dia 10: dourada grelhada com brócolos cozidos - a pequena fez semelhante birra ao jantar e eu estava tão cansada do ginásio que não tirei fotografia!

Joaninha Fit

Whole 30! Dia#7 Dia#8 Dia#9

E continuando a actualizar as refeições do whole30!

Os pequenos-almoços foram: 
 
Dia#7 - ovos estrelados + presunto + brócolos + morangos + mirtilos + tâmara  + nozes + café com óleo de coco e canela

Dia#8 - omolete + morango + mirtilos + nozes + tâmaras + café com óleo de coco e canela

Dia#9 - o pequeno-almoço foi partilhado com o meu marido - que se convenceu que uma ovos e presunto é mais saudável do que uma taça de leite com chopacic. O meu é o de baixo  - ovo estrelado + presunto + nozes + diospiro maça com canela +  café com óleo de coco e canela

Os almoços foram:

o almoço do dia#7 foi no shopping e esqueci-me de tirar fotografia à marmita - foi roupa velha - isto é, bacalhau cozido salteado em azeite com couves cozidas.

o almoço do dia#8 foi igual ao jantar do dia#7 que tinha sobrado e também não houve fotografia

Dia#9 - carne de vitela assada com sala de tomate, pimento, couve rocha, beterraba, rúcla e alface.

Os jantares, então:

Dia#7 - Bacalhau salteado com ovos e espinafres, com dois tipos de cobertura - para mim presunto e tâmaras, para o maridão queijo derretido!

Dia#8 - bife grelhado da churrasqueira com salada de tomate, cebola e alface.

Dia#9 - não houve jantar - o almoço na casa da mãe foi tão bom que não tive fome. Comi umas nozes e tâmaras por gula ao lanche e assim fiquei até ao dia seguinte!

Joaninha Fit

Whole 30! Dia#4 Dia#5 Dia#6

Vamos lá continuar o diário do whole30!

Os pequenos almoços têm sido assim: 

Dia#4 - ovos e claras mexidos + esparguete de courgette + kiwi + nozes + tamara + café com óleo de coco e canela

Dia#5 - Omolete (só com ovos) com canela + mirtilos + café com óleo de coco e canela
 Dia#6 -  Omolete com canela + tâmaras + nozes + kiwi + café com óleo de coco e canela


Os almoços foram assim:


 Dia#4 - bacalhau cozido com legumes cozidos cobertos com molho de cebola e tomate

Dia#5 - fui almoçar fora e apesar de ter levado marmita, esqueci-me de tirar fotografia - foi bife de perú grelhado, 1 ovo mexido e salada de alface e tomate e rúcula.

Dia#6 - rojões com bróculos cozidos e molho de tomate e cebola

Os jantares assim:

 Dia#4 - leitão assado com salada de tomate, alface e rúcula

Dia#5 - carne picada com amêndoa laminada, arroz de couve flor e tomate cherrie 
Dia#6 - dourada grelhada com salada de tomate e brócolos cozidos

Joaninha Fit


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Whole 30! Dia#3

E continuamos no dia 3 deste desafio!

Pequeno almoço  - onde já começo a arriscar mais nos salgados e a largar o doce. 
2 ovos grelhados + 2 fatias finas de presunto + 1 kiwi + café com óleo de coco e canela



Almoço - no meio do trabalho - farrapo velho como sempre ouvi chamar - bacalhau e couve galega que sobrou do jantar da véspera de ano novo!


O jantar: robalo assado no forno com tomate e brócolos cozidos!



Joaninha Fit

Whole 30! Dia#2

Bom dia!

Curiosos com as refeições do whole30? Tenho colocado sempre no instagram e no facebook da Joaninha Fit!

Segundo dia do programa - aqui ficam as fotografias das refeições:

Pequeno almoço:  claras com canela e duas tâmaras (feitas na microdelícia - no microondas) + meia banana com canela e chia + 1 kiwi + café



Almoço na casa da mãe (eram rojões com arroz de miúdos e batatas): rojões + salada variada + tomate + pimentos padron






O jantar não tirei fotografia - mas foram aproveitamento de sobras  - esparguete de courgette e cabrito assado no forno. 

 Joaninha Fit!


sábado, 2 de janeiro de 2016

Whole 30! Dia#1

Se bem se recordam, hoje é o primeiro dia do programa whole 30 para mim. E, como prometido, aqui ficam o diário da hoje!


Pequeno almoço:

Claras com canela + kiwi + café com óleo de coco e canela (custou retirar o adoçante)

Almoço: 


Caril de camarão com esparguete de courgette! 

Jantar (fomos jantar fora - mas isso não é desculpa! É só saber o que escolher)


Bife grelhado + ovo + legumes salteados + salada variada


Joaninha Fit